Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                                    O Mar
      
       P
areciam duas margens, uma menor, a outra imensa. De um lado, o rio desnutrido, mendigando cheia, de águas contadas, com cacimbas que me serviam de brinquedo para pastorar as piabas e pitus pegados por Domício Chimbéu, atrás da minha casa, à beira do Paraíba, nas areias de Pilar. Do outro lado, descreviam como era o oceano, aonde corriam o rio e águas de diversas cores, tornando-se imane verde nas areias sem fim.
       O mar da minha infância não era tão salgado. Vivia de alegrias, abria bem a boca ao pular contra as ondas. Que felicidade adoçante encontrei na existência, quase igual à infantil imaginação. Fiquei extasiado ao ver, pela primeira vez, aquele mundo d’água. Hoje, muitas crianças ainda não experimentaram esplêndida maravilha. Imaginam pelo açude a grandeza do oceano. Açude, de profundidade vencida pelas bundacanastras dos moleques. A cantiga do açude não se compara ao “doce morrer no mar” de Caymmi; nem os peixes, aos enormes criados por Hemingway, na pesca do O Velho e o Mar.
      
Quando morava em Pilar e depois em Itabaiana, vínhamos na sopa de “seu” Reimar. Meu avô Joca me dizia, parecido com a Bíblia, como foram criadas as águas do oceano. Água lá do rio não fazia parte da criação. Descia com a chuva, pelos montes da caatinga e pras bandas do sertão. Do brejo nem se fala. Os gastos com aquele espetáculo não assustavam o pobre avô. O velho João se esmerava para explicar a alquimia, ao seu atento neto, de onde se tirava o sal. Apontava para o horizonte onde tudo sumia, até a coragem dos navios. Explicando, mais uma vez, que o que é perto e o que é distante só quem cria é também Deus. Lá estão os continentes, onde vivem as gentes da África e Portugal.
       Voltava mudo ao interior. Como em palavras de menino caber tanta grandeza? Orgulhoso do privilégio, ía propalando e, como meu avô, explicando o que é o mar para os amigos Fred, Telmo, Walter, Ronaldo e Chico de Zé de Zino, na Praça da Indústria. Os mares dos outros astros não são verdes ou azuis como o mar do meu avô. Devem ter a cor de barro como água lá do rio ou a do vizinho Marte, talvez cinza cascalho, é assim em algum planeta.
O mar, que hoje eu vejo, chega até a ser insultado. Desrespeitando a natureza, jogam latas e sacos plásticos para a sua indigestão. Engole com tamanha fúria e gulodice, acreditando no “homo lupus”. Ao ingerir tanto lixo, aos poucos vai morrendo a vida, dando fim à criação.
       Meu avô, ele já morreu; o mar ainda está vivo. Digam às crianças e à juventude as palavras do meu avô. Admirem com respeito a luminosa exuberância e o esbanjamento de beleza que ainda é o mar. A natureza é vigilante. O céu está olhando, que não caia em nossas casas. E evite-se que o mar se derrame sobre nós.
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 08/11/2010
Alterado em 08/11/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php