Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


 
Maior de todos ou fura-bolo?
 
          
 
          Comentou-me um amigo que, há meses, não via um dos seus amigos. E logo me confidenciou que talvez tivesse acontecido alguma coisa entre eles, no mínimo, sem desejar, tê-lo-ía ofendido. Afinal de contas, tratava-se de pessoa com sensibilidade à flor da pele: levava a sério qualquer brincadeira e não suportava a mais leve ironia, considerando-a sempre um sarcasmo; mesmo assim o ironizava, não no sentido de zombar, mas de torná-lo menos invejoso, vaidoso e presunçoso. Por “esses defeitos”, especialmente o da inveja, tal amizade sofria constrangimentos, contudo tinha-a em apreço, não sabia o porquê, mas sentia falta daquele relacionamento.
         
          Aproximou-se seu colega que ouvia tudo, fazendo que não escutava e diagnosticou: “não é seu amigo...”.  Em seguida, mostrando a mão cheia de anéis, recorreu à conhecida comparação: “os amigos não passam de cinco como os dedos da mão.” Não aceitando tamanha limitação, transportei-me ao mundo das distinções, inclusões e exclusões; estaria eu dentre esses cinco?  Perguntei-me, segundo a denominação aprendida na infância, ao qual dedo mais me assemelhava: ao “midinho”, ao “senhor vizinho”, ao “fura-bolo” ou ao “cata-piolho”? Com certeza, o “maior de todos” seria o amigo “invejoso e vaidoso”. Fui além da infância ao lembrar-me de que há adulto que corta o dedo para receber compensações indenizáveis como acidente de trabalho e que, no frisson das concorrências e dos interesses acima de tudo, há quem descarte o amigo para não “atrapalhar” suas pretensões.  Até nisso coincidia a popular analogia trazida à conversa pelo intruso que acrescentou: “ - Uma coisa que me deixa cheio de dedos é quem se diz amigo e, estando me vendo, faz que não me vê”.

          Deixei de lado a “teoria dos dedos”, e o assunto me levou a filosofar o conceito de amizade, da “filia”, desinteresseira, que une temperamentos diferentes que se complementam e se adequam ao sentido altruístico de ser disponível um ao outro e que, sendo assim, tudo perdoa ou nada perdoa porque nada haveria a perdoar...  Antigos filósofos, de tanto refletirem sobre a amizade, encontraram nela a mais perfeita forma de amor humano.  Não é por menos que se sinta falta de um amigo, mesmo quando “trabalhoso”.  E que alguns cultos pregadores, admoestando os noivos, repitam: “o sexo não é tudo; para preservar o amor entre vocês, sejam sobretudo amigos um do outro” ...

http://www.drc.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3736588

 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 21/06/2012
Alterado em 23/06/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php