Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                   A Paraíba e o “Internet Governance Forum”

          A velocidade do tempo e a diminuição das distâncias têm muito a haver com os meios de comunicação e os de transporte. Quanto mais tecnologicamente esses meios progredirem, mais rapidamente estaremos presentes no outro lado da Terra ou perto de Marte; imagine-se indo-se apenas do litoral ao sertão... Hoje, mesmo aos lugares extremos e longínquos da Terra, ninguém pode justificar, por razões de espaço e tempo, a demora de uma resposta. A mídia e especialmente a internet, embora também utilizadas para fins pífios, multiplicam por muito a prestação de serviço e de contas, o cumprimento das responsabilidades, consulta, enfim, tudo relativo ao nosso trabalho... O envelope do Governo Central então sediado no Rio de Janeiro que o Prefeito esperava durante trinta dias, hoje, de Brasília ele recebe o e-mail em trinta segundos; ainda, obriga-se a respondê-lo possivelmente em três minutos...
          É claro que, ainda, o poder aquisitivo e a falta de educação excluem desses benefícios grande parte da população brasileira. Mas, nesse sentido, já sentimos que estamos avançando... Justiça se faça ao Governador Ricardo Coutinho que dinamiza o DER, cobrando de Carlos Pereira permanente construção de estradas, pontes e aperfeiçoamento do sistema de transporte coletivo; tem privilegiado a Ciência e a Tecnologia; também está espichando 2.450 km de fibra ótica, interligando cinquenta e cinco principais cidades do Estado. Considerando tais importâncias, pouco tem falado a imprensa dos acontecimentos internacionais da informática e da internet, realizados na Paraíba. Destaco, no Centro de Convenções cogitado por Tarcísio Burity,
idealizado por Cássio, empreendido por José Maranhão e continuado e concluído por Ricardo Coutinho, o Encontro Internacional de Robótica, quando a juventude paraibana conviveu com crianças e jovens de inúmeras nações do mundo inteiro apresentando robôs, sob o controle de mãos adolescentes, com práticas criativas e costumes culturais.
          Agora, sem alarde, reúnem-se autoridades internacionais, sob a égide da ONU, no Palácio da Redenção, e Hartmut Glaser, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, e o Governador Ricardo Coutinho assinam acordo para se realizar, em novembro vindouro, o “Internet Governance Forum” em João Pessoa, cuja repercussão, aqui e em outros países, exige nossa participação e aproveitamento desse grande acontecimento. Há quem não se entusiasme ao perceber que tudo isso faz o tempo passar mais rápido, sobretudo porque “não tem tempo” ou porque o deseje lento; mas, com certeza, entusiasmar-se-á, ao se convencer de que, mais ainda, as distâncias se encurtarão...

 
 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 20/03/2015
Alterado em 22/03/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php