Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                  Res admirabilis, em Cleanto Gomes

          Admirar é uma ação humana sublime diante daquilo que é belo, quando se mira o que exprime beleza atraente de admiração; chega a ser uma atitude divinizada que eleva o homem de sentimento mais rude. É também o filosofar para compreendermos profundamente o mistério ou aquilo que assume aos nossos olhos o caráter ou a dimensão do absoluto; o absoluto que quanto mais subjetivamente se admira, mais objetivamente ele se relativiza... Contudo, há admiração que se torna visão inefável ; se muitos não conseguem enxergá-la, poucos, traduzi-la em palavras.
          Nesse contexto, Cleanto recentemente entregou-me um livro com essas palavras que ele intitulou de "Minhas admirações". Ainda aumentou minha alegria, a prometer levar sua obra, no próximo dia 5, para lançá-la na Fundação Casa de José Américo, espaço que vem se consagrando também como topos de realizações literárias e de entrega de livros aos leitores. Sua obra resgata vultos esquecidos da nossa história; lembra ainda pessoas ilustres que, pelos seus valores, merecem constar no rol desses admiráveis. É assim que se passam essas singularidades protótipas, dignas de imitação, à juventude e às gerações futuras.
          O próprio Cleanto Gomes Pereira, neto do imortal da Academia Paraibana de Letras Osias Gomes, não se exclui de uma relação de notáveis da nossa sociedade , especialmente quando os relacionados se caracterizam pela qualidade de intelectuais e de pessoas cultas. O autor da "Minhas Admirações ", profissional destacado nos meios forenses, além de advogado, é escritor, jornalista e exímio cronista, efeito da convivência e das admirações que cultivava junto ao seu avô; daí, patentear lúdico e belo estilo. Tive a honra de registrar na contracapa da sua obra: Disse Monteiro Lobato que "a pátria é o idioma", assim Cleanto se revela patriótico, ao falar e ao escrever eximiamente(...). Num cotidiano que destrata nosso idioma, "Minhas admirações" nos reconforta como alento, inspirando-nos ânimo e coragem para preservarmos nossa língua pátria.
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 24/10/2015
Alterado em 24/10/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php