Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos



                      O Seminário de Estudos Literários - SEL
          

          Este Seminário, apoiado pelo Governo do Estado e pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), demonstra que a Academia Paraibana de Letras (APL) não considera dificuldades e obstáculos como limites das suas realizações. Quanto mais batentes enfrenta mais ela se sente aguilhada a pensar, a agir, a realizar. Se em Descartes  somos porque pensamos, no filósofo Maurice Blondel, em L'Action, somos porque agimos. A APL existe porque age, como este SEL havendo em 18, 19 e 20 de maio de 2016, do verbo haver, plena e historicamente no sentido de acontecer.
         Como alertou, neste I SEL, o confrade Hildeberto Barbosa "ser José Lins do Rego ainda esquecido na sua terra", é emblemático que a primeira edição deste SEL tenha tal ilustre paraibano pilarense, patrono da APL, como guia, objeto de estudo e debate, a se comemorarem oitenta anos de Usina e Histórias da Velha Totonha. Contudo, o mundo letrado, os conhecimentos livrescos ou eruditos sabem o nome de Zé Lins, como desportista, jurista, ou sobretudo como cronista e renomado romancista.
         Menino,vi José Lins em Pilar, na calçada do sobrado da atriz Zezita Matos, apontado pelo meu pai Inácio; depois pelo meu tio José Augusto de Brito, conhecido e conhecedor do romancista; li seus romances, cujo mundo literário me demonstram a beleza das frases curtas, do seu estilo sóbrio; e que, traduzidas a vários idiomas, levaram-no à internacionalidade. Nele rememoro minha terra, seus valores, seus costumes. Tudo isso se concentrou nos temas programados: O leitor dos franceses, russos, ingleses e espanhóis; sua paixão pelo ensaísmo; seus pedaços etários; seu memorialismo de esmiuçada visão; o cronista das coisas da vida, gerando romances e cinema. Este Seminário, que revelou riquezas ainda então entesouradas, receberá da APL longevidade, como a imortalidade dos seus imortais.

 
 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 20/05/2016
Alterado em 20/05/2016
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Damião Ramos Cavalcanti). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php