Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos





                                       Casas com, mas, sem número
 
       O carteiro que não decorar onde se situam as casas da Av. Argemiro de Figueiredo não as encontra. Precisa memorizá-las pelo muro, tamanho, cor, plantas, esquina ou talvez “a trezentos metros após” algum dos canteiros, que bifurcam a via pública para, mais à frente, unificá-la. Além dos carteiros, qualquer motoboy que traga pizza ou remédio da farmácia, zonzo, passa pelo mesmo vexame. Areados ficam, “pra cima e pra baixo”, também os taxistas. Quem fizer festa haverá de distribuir mapas, com os mínimos detalhes imobiliários e topográficos. Quando a pizzaria erra a entrega, tudo bem, mas, embaraço, é quando a funerária...
       As casas ou edifícios dessa importante avenida do Bessa, também chamada de Oceania, não possuem número. Isto é, esqueça-se a lógica: têm e não têm. Os números são apenas figurativos, sem sequência crescente ou decrescente, sem finalidade no endereço que, em vez de aproximar, distancia; de nos levar ao destino, remete-nos a domicílios de estranhos, a ouvirmos desaforos de quem sai do seu sossego para atender a campainha, tocada por um perdido, na extensa rua, a procurar “onde mora Seu Zequinha ou Seu Adonias”.
       Com endereço no papel, mas os números nada valem; como na sequência usual das casas nas outras ruas. O vizinho da casa 2010 é o da 1384, e o da 2511 é 1999. Se o leitor procura, com ajuda do GPS, a casa de Nº 2963, situada logo após o primeiro canteiro, será levado, para muito depois do terceiro, a 900 metros de distância. E a residência procurada deveria receber o número 733. Reclama-se, mas assim continua, moradores e visitantes constrangendo-se com esse imbróglio. Fácil seria colocar nova e correta numeração, preservando-se, por três meses, o número antigo. Contudo, nessa confusão, certeira é a entrega dos boletos do IPTU e da taxa de lixo aos seus numerados e respectivos destinatários.

 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 07/06/2018
Alterado em 07/06/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Damião Ramos Cavalcanti). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php