Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


Itabaiana, nome de uma cidade

          Seja como for dito, percebe-se que Itabaiana é um nome bonito. Uns dizem Itabaiana, outros,Tabaiana; há quem o escreva como na língua dos índios, nativos daquelas terras: Itabayanna, Taba-y-nhame, Y-tabaoane ou Tabayama. E assim seguem significados desse nome. A explicação "pedra que dança" tem sentido: Baseia-se em torno de uma enorme pedra que "dançava" , balançada pelas águas do rio Paraíba ou pelos fortes ventos para as bandas de Maracaípe.
         Um dos prazeres, entre 1959 e 1963, era, ao lado da então Assembleia Legislativa, ler o nome da cidade onde residia no ônibus ali estacionado; vinha e voltava, diariamente, de Itabaiana a João Pessoa. Lá estava, bem no frontispício, seu nome impresso em letras garrafais, à leitura dos transeuntes pelo comércio do Centro Histórico da Capital. Tal transporte começou com a "sopa do seu Reimar"; depois, melhorado, ganhou denominação de ônibus, quando passou a pertencer a outros donos...
Interno no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, desde 1958, sentia boa sensação ao apalpar o ônibus que trazia terra da minha terra, coisas , gente, causando-me lembranças. Ora sim , ora não, chegava algum passageiro para guardar, dentro ou em cima do ônibus, parte das compras, e com ele atualizava-me sobre acontecimentos do interior, com detalhes de nomes de rua e de pessoas. A eles entregava encomendas e, às vezes, cartas, bilhetes, usando o ônibus como correio.
          Sobrava tempo para ir à Assembleia, hoje Comando da Polícia Militar, onde escutava o nome 'Itabaiana', pronunciado pelos eloquentes discursos do então Deputado Mário Silveira, irmão de José Silveira, líderes políticos da região de Itabaiana, Mogeiro, Campo Grande, Guarita, Salgado de São Félix, Serrinha e Pilar. Também costumava apanhar, no IBGE , publicações sobre Pilar e Itabaiana para orgulhosamente distribuir entre os colegas doutros municípios, no internato, com os quais discutia e disputando vantagens e histórias, cada um endeusando a sua cidade. O nome também é amado como símbolo do que amamos.
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 12/06/2016
Alterado em 12/06/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php