Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                   O Dia da Independência em 2016
          
          Seria um dia em que se teria sido independente ou apenas houve o desejo de  não ser dependente? À medida em que procuro compreender  o  conceito de independência, em vários sentidos, até mesmo quando o homem, dominantemente, diz-se  independente da mulher ou a mulher, corajosamente, do homem, mais fico confuso; também diminui a noção de independência à indominável distância, perdendo-a de vista  em tanto relativismo. Se sonho gozar plena liberdade, dormindo ou acordado, sofro a angústia, resignado de convincente dependência; sou escravo dessa convicção... Mesmo se  sonhasse viver numa ilha deserta, sem alguém que me perturbasse, para gozar ataraxia, dependeria para viver; cogitaria companhia ao sentir que ninguém é uma ilha. Sartre disse que "o inferno são os outros", talvez esses 'diabos' existam para que haja paraíso...
          Ao começar do início, o leitor precisou de quem e do que para nascer, crescer e sobreviver? Em 1967, responderam-me filósofos escolásticos que só Deus é independente, " absolutamente necessário": Ele não dependeria de ninguém e de nada para ser. Porém, suas criaturas,  ab origine, dependeriam não só d'Ele, mas também relativamente dos outros, das outras, o que devém da nossa inevitável condição humana.
          De repente, relaciona-se tudo ao econômico, algum leitor, imbuído politicamente pela ideologia da prosperidade, adverte-me: - Livre de Portugal! Contam-nos que , desde 7 de setembro de 1822, alimenta-se essa vontade, como a França com a queda da Bastilha; os Estados Unidos, com a Guerra Revolucionária de 1776 ou a Rússia, com a Revolução de 1917. Mas, como argumentei acima: Isso é relativo, caro leitor! De Portugal? Desde então, o povo brasileiro sofre dependências, até de "forças ocultas" contrárias à escolha do Governo de que precisa...

 
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 09/09/2016
Alterado em 09/09/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php