Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                                     
                               Matam porque matam


           São mortes revoltantes contra homens do campo, desprotegidos e desarmados, na histórica luta pacífica em prol dos direitos alheios e das famílias agricultoras. O braço armado e endinheirado mata por desdém, por algum vintém. Não só no Nordeste estão os “marcados para morrer”. Os mandantes, que maquinam com os capangas para eliminarem e calarem a boca desses injustiçados, são conhecidos. Se eles estão confortavelmente no Sul, são procurados no Norte, levando-se esses casos ao esquecimento, como acontece com o de Marielle.
          É o enredo de sempre, de repetido retorno: eles ameaçam, têm armas e matam. Fato cruel, mas que vem se tornando ‘normalidade’ e consequentemente ‘banalidade’; como, rindo, os mandantes justificassem: morrem porque morrem... Nenhum mártir, como Margarida Maria Alves e Chico Mendes, foi morto sem promessa de morte. Contudo, caçados como fazem aos pássaros, suas vozes não se silenciam, suas ideias cantam, voam e se reproduzem, como eco entre as montanhas, subindo aos céus e espalhando-se pelas matas. 
          Quem pensa como os criminosos, potencialmente, age como os assassinos. Ser militante para cultivar a terra improdutiva não é crime, mas um sonho antigo, desde quando a Terra não tinha dono. E assim lutam outras profissões: o sapateiro para fazer sapatos; o médico para curar; o motorista para dirigir; o pedreiro para construir; o militar para manter a ordem e a paz, e o agricultor para plantar. Esta crônica se associa aos nossos dirigentes maiores, o, em exercício, e o eleito, para manifestar repúdio. Dignos e corajosos, Ricardo e João dão passos iniciais às ações da Justiça com suas palavras: “O Governo do Estado vem lamentar a execução de dois militantes do MST na Paraíba(...). E informa que o Governador Ricardo Coutinho determinou aos Órgãos de Segurança e Defesa Social rápida e rigorosa investigação e responsabilização dos culpados”. E segue João Azevedo: “Expresso minha completa indignação e lamento profundamente a execução de dois militantes do MST, José Bernardino da Silva e Rodrigo Celestino, metralhados covardemente no Acampamento Dom José Maria Pires”. Os Órgãos do Ministério Público manifestaram protestos de idêntico teor. Aos seus 70 anos, desrespeita-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com certeza e por justiça, esses assassinados, como tantos outros, não morreram em vão, pois não morreram porque morreram...            
Damião Ramos Cavalcanti
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 13/12/2018
Alterado em 16/12/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php