Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                             AUGUSTO DOS ANJOS NA APL

          Em 1984, ao assumir a Presidência da Academia Paraibana de Letras - APL, o acadêmico, cronista e escritor Luiz Augusto Crispim tornou realidade um dos sonhos, da Casa do Pensamento e das Letras Paraibana: homenagear o autor do EU , Augusto dos Anjos, constituindo uma Comissão com a finalidade de planejar e instalar o Memorial do poeta patrono da Cadeira 1 , na APL, como consta na Galeria dos Patronos, organizada depois na Gestão 2014 - 2016, pelo Presidente Damião Ramos Cavalcanti. 
          Durante trinta dias, a Comissão, composta pela arquiteta Jussara Silveira Dantas, a professora Helena Cruz e pelo escritor e cronista Otávio Sitônio Pinto, pesquisou a vida e a obra, desse ilustre paraibano, nascido na zona agrária de Espírito Santo, hoje, Município de Sapé, e que faleceu na cidade de Leopoldina, em Minas Gerais, onde estão seus restos mortais.
Essa Comissão contou com os serviços do fotógrafo Bezerra que idealizou a iconografia do Memorial e registrou imagens e fotografias para o acervo , também imprimindo-as no próprio acrílico dos painéis.
          O oitavo e nono Presidente da APL, respectivamente, escritor Manuel Batista de Medeiros e Joacil de Britto Pereira tentaram  e não realizaram, junto ao Governo do Estado, para um espaço maior ao citado Memorial, planejando obter a desapropriação dos imóveis da Praça Álvaro Machado, na Praça do Bispo, o que veio a ser assegurado ao Presidente Damião Ramos Cavalcanti, compromisso esse garantido pelo Governador João Azêvedo (2019), em discurso público. Por sua vez, durante a breve gestão de Luiz Gonzaga Rodrigues (2011), promoveu-se a revitalização do Memorial, refazendo alguns dos seus painéis.
          Logo a seguir, seu sucessor, Damião Ramos Cavalcanti (2012 - 2020) renovou o acervo e instalou serviço de áudio e iluminação adequada, segundo as técnicas da Museologia. Ainda, como extensão da homenagem a Augusto dos Anjos, perpetuando culto ao poeta maior da Paraíba, a operosa gestão do Presidente Damião Ramos Cavalcanti,  reformou a entrada da APL, erigindo um altomor, onde o artista Jurandir Maciel esculpiu uma estátua em bronze, que recepciona à Academia Paraibana de Letras visitantes admiradores desse destacado vate da Paraíba, Augusto dos Anjos, nesta terra da arte e da Cultura.

                             Academia Paraibana de Letras, 14 de setembro de 2019
                                                   TÂNIA MARIA DA SILVA ENEDINO
                                                            Secretária Geral da APL
   
TÂNIA MARIA DA SILVA ENEDINO
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 04/09/2020
Alterado em 04/09/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php