Damião Ramos Cavalcanti

Enquanto poeta morrer, a poesia haverá de viver

Textos


                     Professor Damião, “o cidadão ilustre”

          Nascido na cidade de Pilar, em 24 de abril de 1947, num final de uma tarde, quando o Frei Damião de Bozzano passava com a procissão na frente da sua casa, motivou seus pais, Inácio Ramos Cavalcanti e Maria José Araújo Cavalcanti, a colocarem na criança o nome daquele missionário italiano. Ainda hoje, casa é a de número 152, da Avenida Coronel José Lins, avô e tutor do escritor José Lins do Rêgo, outro “cidadão ilustre” pilarense, como se denomina o filme argentino, com esse adequado enredo. Há testemunho da visita de Frei Damião à casa de Damião, abençoando-o, alegrando e dizendo aos pais da sua predestinação. Estudou no Grupo Escolar Prof. José Maria , ao lado da Igreja.
          A partir dos seus 8 anos, passou parte da sua infância em Itabaiana, onde estudou no Colégio Nossa Senhora da Conceição, já tendo tido José Lins semelhante destino, como interno da Escola do Professor Maciel, hoje, casa tombada pelo Iphaep, de relevante valor histórico e patrimonial. Adulto, Itabaiana concedeu ao filósofo Damião Ramos Cavalcanti a cidadania itabaianense, quando era da Diretoria e Coordenador Geral do Colégio Arquidiocesano Pio XII.  Aos seus 11 anos de idade, Damião foi estudar, interno no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa, cidade onde foi agraciado com o título de “Cidadão Pessoense”. Em 1965, foi estudar Filosofia, no Seminário Regional de Camaragibe, em Recife. Mas, logo, em setembro de 1966, foi escolhido para fazer os cursos de Graduação e Pós-graduação em Filosofia, na Pontificia Universitas Gregoriana, em Roma, na Itália, durante quatro anos. Posteriormente, em Paris, durante quatro anos, pós graduou-se em Sociologia da Educação, de 1978 a 1983, pela Sorbonne, na França. Tendo estado também residindo na Alemanha, o Professor Damião facilmente aprendeu o conhecimento linguístico desses países europeus, quando ele já era iniciado, desde seus estudos no Seminário, em Francês, lnglês, Latim e Grego.
          Professor concursado  na Universidade Federal da Paraíba, onde lecionou Filosofia e História da Educação, e Filosofia do Direito, prestando uma larga folha de serviço enquanto Chefe de Gabinete e criador e Diretor do Centro de Educação da UFPB. Destacando-se como competente administrador, o Prof. Damião sempre foi convidado a exercer cargos públicos: Em 1972, a criar a primeira Escola de Ensino Superior, no interior, em Guarabira, sendo Diretor e professor, a FAFIG ou seja  a Faculdade de Ciências e Letras de Guarabira, que hoje é a UEPB; convidado pelo Governo Itamar Franco a ser Superintendente e Presidente Substituto da Fundação de Assistência ao Estudante - FAE, em Brasília, quando criou o PNTE – Programa Nacional de Transporte Escolar;  elaborou currículos de Psicologia e de Administração para a criação da UNIPÊ, onde também foi docente e dirigente; criou a FESP, em João Pessoa, sendo seu Reitor e professor; imortal, na cadeira 33, da Academia Paraibana de Letras, onde exerceu quatro biênios como Presidente daquela APL; membro, na cadeira 10, da Academia Paraibana de Cinema; “digno por seu saber cultural e filosófico”, a APF lhe concedeu o título de membro da Academia Paraibana de Filosofia; cronista, Damião também é membro da Associação Paraibana de Imprensa - API  e da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Foi também nomeado por Governadores do Estado: Membro do Conselho Estadual da Educação, do Conselho Estadual da Cultura; Presidente da Fundação Espaço Cultural, Diretor Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - Iphaep, e Presidente da Fundação Casa de José Américo - FCJA. Exerce a destacada função de  Secretário de Estado da Cultura, da Paraíba, sendo renomado membro efetivo do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura.
           Esse  abreviado Curriculum Vitae não menciona as diversas disciplinas ensinadas pelo Professor Damião, tampouco as inúmeras conferências proferidas por ele, enquanto estudante, como ele próprio se chama, e pesquisador da Filosofia e da Antropologia Cultural. Dedica-se, desde jovem, à Literatura, assim tornando-se um assíduo leitor e um dos mais lidos cronistas, na Imprensa Paraibana, onde escreve, semanalmente, desde 2005. Para se entender a sua simplicidade, de vida e de estilo, veja a película, no início, citada: O Cidadão Ilustre. O Professor filósofo, também poeta do “Ausência do Tempo”, é cronista e escritor.

                                                                                                                                                                                           
                                                                   Tânia Maria da Silva                                                                                                     Biógrafa


 
Tânia Maria da Silva - Biógrafa
Enviado por Damião Ramos Cavalcanti em 14/05/2021
Alterado em 16/05/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
http://www.drc.recantodasletras.com.br/index.php